Wednesday, March 28, 2007

No balanço do Buzão !!


Meu celular me acorda às 5:00hs da manhã (havia um galo no vizinho que fazia este trabalho , mas foi vítima de uma bala perdida semana passada) , levanto alegremente , tomo meu café preto e me dirijo até o Extra Taboão.


No caminho me deparo com uma gangue de rapers , tomo alguns pescoções mas não sou assaltado , porquê também sou preto e não é ético roubar outro preto.

Continuo meu caminho , e agora quem me pára é uma viatura do DENARC -AE neguinho onde você vai?......trabalhar né?.....sei ....................MÃO NA CABEÇA VAGABUNDO.

Meia hora depois sou liberado e descubro que meu ônibus ta por perto , então corro como um atleta , desviando-me de bandidos , policiais , velhinhas , cachorros enfurecidos , para ganhar tempo , atravesso o córrego (que parece um fio d´agua) por um cano e percebo certa semelhança com aquele joguinho do Mário onde para se chegar em qualquer lugar necessita-se uma série de acrobacias . Eu amo isso.


Uma hora mais tarde chego ao Extra , aguardo pacientemente minha condução , e eis que ela vem , la das bandas de Santo Amaro , percebo pelo seu movimento gracioso , que devem haver uns dois mil passageiros a bordo , conforme a nave vem chegando , as minhas deduções vão se mostrando verdadeiras e percebo que mais um pouco e o motorista vai ter que dirigir em pé , mas ele resiste com coragem e defende seu espaço com vigorosas cotoveladas e constantes catarradas no seus opressores.

Por fim ele pára , para que outros cidadãos possam gozar do benefício de ter um transporte coletivo competente.

Me arremesso contra aquela massa humana fétida , que resiste com vigor as teorias da física que não abre mão de dois corpos não ocuparem o mesmo espaço , e vou sendo passado por cima como num show de rock , vou agradecendo pois o meu ponto de descida é logo ali em Pinheiros.

O trânsito se torna intenso na Francisco Moratto , tão intenso que nem os motoboys conseguem se mexer entre os carros e os ônibus , então é a denominada hora da cultura , eu por exemplo decido sacar um livro de crônicas e me desligo do local onde estou , viajo nas loucuras da vida de Fernando Sabino e só retorno ao busão quando um solavanco me faz acordar.

Percebo que o busão se move e também que no meu momento de devaneio me subtraíram a carteira , olho apavorado ao meu redor mais os rostos não revelam nada , tenho que me conformar afinal só tinha cinco reais mesmo e o RG escolar.

Chego em Pinheiros , me dirijo à empresa e me deparo com aquela cara de bunda do meu patrão que me interroga --Porque você chega sempre atrasado?...Ah o busão!!! SAIA MAIS CEDO DA PORRA DA SUA CASA . Mais cedo impossível , e imagino num momento de ira ele passando pelas mesmas situações que eu passo todo os dias, e eu rindo como aqueles vilões de seriados japoneses com os olhos arregalados e com as mãos contraídas ao redor do corpo.UAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! MORRA !!!!

Mas é só pensamento .


De noite la pelas sete a situação se repete novamente , e a maratona no busão é a mesma , só que é voltando para casa .


A gente costuma dizer que não se pega onibus aqui em São Paulo , a gente agarra , e é bem isso mesmo , o cara passa gritando EXTRA TABOÃO , INOCOOOP , SANTO AMARO , vc se joga junto com uma dúzia de outras pessoas que só desejam chegar em segurança na casa para algumas horas de sono mal dormidas , interrompidas constantemente por tiroteios ; para no outro dia levantar como um zumbi e tomar o caminho da roça novamente levando pescoções , geral , sendo humilhado pelo governo e as empresas de transporte que arrecadam bilhões de reais todo o ano as custas desses cidadãos, e não lhes proporcionam o mínimo de dignidade .

A situação seria cômica se não fosse tragica ,e as condições de vida dos paulistanos vem caindo com o passar dos anos vertiginosamente.

Quando faz calor o povo sofre com a falta de água e com o ar extremamente poluído , quando chove ele vê seu pinguim de geladeira ser arrebatado de cima da mesma , isso quando a coisa arrebatada não é o seu próprio barraco.

Um constrangimento que o povo ja se acostumou a passar calado , e que continuará assim enquanto não tomar conhecimento de que ele também é personagem das barbaridades que diariamente assiste na televisão .


PELO AMOR DE DEUS ABRAM SEU OLHOS

No comments: